Se antes as partes precisavam se deslocar até o cartório dos Fóruns para pedir a um servidor a emissão das guias, hoje basta acessar o site do Tribunal de Justiça, solicitar os documentos, imprimi-los e pagá-los, de forma on-line ou nas próprias instituições financeiras. O presidente do Sidejud, desembargador Jaime Luiz Vicari, ressalta que as iniciativas para modernizar e facilitar os procedimentos judiciais são sempre bem-vindas.
“Observei que para buscar as guias, os advogados tinham que fazer todo esse serviço. É aí que mora a importância da iniciativa, pois aplicamos a desburocratização e proporcionamos a otimização de tempo às partes e aos servidores. Todo mundo sai ganhando”, destaca o magistrado, autor da ideia.
Em poucos dias de implantação, o sistema já vem colhendo bons resultados: 40% das solicitações têm sido feitas de forma digital, com a média de 1.500 emissões de guias, por dia. “Isso quer dizer, os servidores do Judiciário deixaram de realizar mais de mil atendimentos e se dedicar a outros afazeres mais importantes”, reflete Vicari.
Mais informações sobre Sidejud e o sistema digital de emissão de guias, você confere aqui.