As Varas da Família de Joinville e o Setor de Mediação Familiar, coordenado pela Juíza Hildemar Meneguzzi de Carvalho e pela Assistente Social Simone Regina Medeiros, deram início, na manhã desta segunda-feira (04/03) ao Projeto “Oficina de Parentalidade”, cuja proposta é que as partes que ingressam com processos nas Varas da Família sejam direcionadas/intimadas para participar de uma Oficina de Parentalidade, podendo depois, compreender o caminho a ser percorrido e escolher o procedimento que melhor possa atender às suas necessidades para a solução do conflito: conciliação, mediação ou processo judicial.
O público alvo são as famílias com processo nas Varas da Família trazendo demandas de disputas relativas à guarda, visitas e alimentos. A oficina foi ministrada pela Assistente Social Simone Regina Medeiros, que repassou orientações e informações sobre as questões que envolvem a estabilidade dos filhos e da nova família, com a ocorrência do término da relação conjugal do casal, através do divórcio ou da dissolução da união estável.
Ao final da oficina, que durou aproximadamente 2h e 30min, verificou-se que a avaliação dos participantes foi positiva, pois encerraram com as palavras "compreensão", "união", "diálogo", "reflexão", tendo um dos participantes relatado que a oficina "foi além do processo judicial que enfrento". O fechamento da primeira oficina foi um incentivo para que o Projeto continue, estando com o cronograma confirmado para duas reuniões mensais até dezembro de 2013.