ACI, AMC e Esmesc vão criar curso de pós-graduação em Direito e Comunicação

Dirigentes da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc) estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (21/11), na Casa do Jornalista, em Florianópolis, para tratar da criação de um curso de pós-graduação em Direito e Comunicação, voltado para jornalistas, juízes e demais operadores do Direito.

Segundo o Diretor Geral da Esmesc, juiz Claudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, a meta é configurar o projeto ainda este ano para já lançá-lo no início de 2013, juntamente com outro curso que será oferecido pela Escola, este voltado para a área da infância e juventude. “Nós percebemos que os jornalistas carecem de um pouco mais de conhecimento sobre o funcionamento do Poder Judiciário e, por outro lado, nós, os operadores do Direito, também não entendemos nada de comunicação. Por isso, eu penso que um curso com abrangência em Direito e Comunicação seria complementar para os profissionais das duas áreas”, assinalou o magistrado.

Durante a reunião, o juiz Claudio Regis apresentou a Esmesc aos diretores da ACI, explicando sobre o funcionamento da instituição, que há 26 anos prepara bacharéis em Direito para o concurso de ingresso na magistratura. Com seis turmas no interior do Estado e três na Capital, o curso da Esmesc está dividido em três módulos: o primeiro de caráter eminentemente teórico; o segundo, teórico e prático; e o terceiro módulo totalmente voltado para a prática, denominado “Residência Judicial”, durante o qual o aluno atua diretamente nos gabinetes, sob a orientação de um juiz.

O presidente da ACI, jornalista Ademir Arnon, enalteceu o interesse da Esmesc em somar esforços para oferecer aos magistrados e jornalistas cursos de aprimoramento profissional. “Vejo essa parceria com grande satisfação, justamente porque ela se coaduna com o nosso objetivo de investir e oferecer cada vez mais meios para que os nossos profissionais possam se qualificar e, assim, prestar um bom serviço à sociedade”, ressaltou Arnon.

O próximo passo será a definição das disciplinas que irão compor a grade curricular, para então formar o corpo docente. O diretor da Esmesc, juiz Claudio Regis, já tem alguns nomes que poderão contribuir para o projeto como professores. O presidente da ACI, Ademir Arnon, por sua vez, já destacou dois de seus diretores, os jornalistas Billy Culleton e Lúcia Helena Vieira, que ficarão responsáveis por levantar os temas a serem abordados no curso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *