Congresso Estadual de Magistrados 2012 fomenta debates importantes sobre Justiça e Sociedade

Por Carolina Pompeo

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) realizará, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Plaza Itapema Resort & Spa, o Congresso Estadual de Magistrados 2012, cujo tema central é “Justiça e Sociedade: compreendendo e aprimorando essa relação”.

Evento tradicional da magistratura catarinense, nessa edição o Congresso oferecerá, ao longo dos dois dias de atividades, diversas palestras e painéis com abordagem de temáticas pertinentes à Justiça e à sociedade. Com o objetivo de enriquecer o debate com perspectivas distintas sobre o mesmo tema, a organização do evento convidou magistrados, cientistas políticos e especialistas em comunicação para comporem o corpo de palestrantes e painelistas.

No primeiro dia de Congresso, a programação prevê a conferência de abertura com a Ministra Fátima Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O segundo dia de atividades inicia com a Assembléia Geral Ordinária, seguida do primeiro painel, com o tema “Ativismo Judicial e Sociedade”, a ser mediado pelo Corregedor Geral de Justiça/SC, Desembargador Vanderlei Romer. O Ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi (STJ) e o Cientista Social Marcelo Baumann Burgos (Pontifícia Universidade Católica/RJ) completam a mesa.

O segundo painel tratará de questões referentes à comunicação: “Imprensa e Judiciário: como aprimorar e transformar essa relação em instrumento de proteção à cidadania?”. Mediado pelo Desembargador Jaime Ramos (Tribunal de Justiça/SC), o painel ainda conta com a participação dos jornalistas Marcone Gonçalves, Secretário de Comunicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Moacir Pereira, do Grupo RBS, e Simone Caldas.

O Desembargador Luiz Cézar Medeiros (TJ/SC) mediará a discussão no último painel, sobre “Justiça e Sociedade – o tema e seus desafios”, na companhia do Juiz Ingo Sarlet (TJ/RS), do Doutor em Educação, Joaquim Falcão (Fundação Getúlio Vargas) e da Pós-Doutora em Ciências Políticas, Maria Tereza Aina Sadek.

A palestra de encerramento, intitulada “A percepção da sociedade sobre a Justiça”, será ministrada pelo Cientista Político José Antônio Guimarães Lavareda Filho. Em seguida, o Ministro Luis Felipe Salomão (STJ) mediará o debate junto ao Juiz Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço (TJ/SC).

Para o presidente da AMC, Juiz Sérgio Luiz Junkes, o Congresso Estadual de Magistrados possibilita o debate conjunto de questões caras à magistratura catarinense e mantém a tradição de um evento idealizado para os magistrados, promovendo momentos importantes de união da classe.

 

Para conferir a programação completa, clique aqui.

As inscrições podem ser feitas através de formulário on-line, clicando aqui.

 

Em caso de dúvidas, contatar a Coordenadoria de Eventos da AMC, através dos telefones (48) 3231-3011 ou (48) 9921-3200 ou via e-mail: eventos@amc.org.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *