“Uma oportunidade de ouro para o fortalecimento do Poder Judiciário e para abertura de canais à atuação da imprensa”, diz Moacir Pereira, sobre o Congresso Estadual de Magistrados

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) promove, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o seu tradicional Congresso Estadual de Magistrados 2012, no Plaza Itapema Resort & SPA. Nesta edição, o encontro terá novidades. Nos dois dias de atividades, diversas palestras e painéis, envolvendo assuntos pertinentes à Justiça e a sociedade, serão ministrados por magistrados, cientistas políticos e especialistas em comunicação.

Entre os convidados está o jornalista e comentarista político Moacir Pereira, um dos fundadores do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, que irá participar do painel "Imprensa e Judiciário: como aprimorar e transformar essa relação em instrumento de proteção à cidadania?".

Com 49 anos de experiência em comunicação e atuante assíduo da comunicação digital, Moacir crê que a relação da Justiça com a imprensa se estreitou consideravelmente, se comparada às décadas passadas. E para uma aproximação ainda mais efetiva, ele acredita que simples ações poderiam trazer bons resultados.

“Creio que a existência de um espaço físico de fácil acesso – uma Sala de Imprensa no Tribunal de Justiça e, até mesmo nas sedes de comarcas – facilitaria tudo.  Os jornalistas conheceriam melhor a ação dos juízes, os gigantescos encargos de processos volumosos e a pesada carga de sucessivas audiências diárias. A utilização das redes sociais para anúncio sobre decisões de impacto e uma linguagem de fácil entendimento seriam também boas iniciativa para estreitar esses laços”, destaca.

O painel também terá a presença dos jornalistas Marcone Gonçalves (Secretário de Comunicação do CNJ) e Simone Caldas, e contará com a mediação do desembargador Jaime Luiz Vicari. E para Moacir Pereira, que também é formado em Direito, as discussões e experiências trocadas durante o congresso serão benéficas tanto à imprensa e ao Judiciário quanto para sociedade. 

“O evento tem sempre a ativa participação de desembargadores e juízes, o que representa uma oportunidade de ouro para aprimoramento dessas relações, sempre na perspectiva de afirmação da Justiça, de fortalecimento do Poder Judiciário e de abertura de canais para a atuação da imprensa. Tudo isso em benefício da cidadania”, conclui.

 

Conheça o currículo do jornalista Moacir Pereira

Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc);

Mestre em Ciências Políticas;

Autor de 33 livros publicados;

Membro da cadeira nº 3 da Academia Catarinense de Letras;

Atuou nos jornais Jornal de Santa Catarina, A Notícia, O Estado; nas Rádios Anita Garibaldi e Diário da Manhã; e na TV Cultura;

Foi professor e coordenador do Curso de Jornalismo da Ufsc e assessor de comunicação da instituição;

Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais de jornalismo;

Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e da Associação Catarinense de Imprensa;

Atualmente, é comentarista político dos veículos de comunicação do Grupo RBS;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *