“O Congresso dos Magistrados deverá apontar caminhos e soluções criativas para a melhoria do diálogo entre judiciário e sociedade”, acredita Secretário de Comunicação do CNJ

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) trará novidades ao seu tradicional Congresso Estadual de Magistrados 2012, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Plaza Itapema Resort & SPA. Nesta edição, o encontro contará com diversas palestras e painéis, envolvendo assuntos pertinentes à Justiça e a sociedade, com a participação magistrados, cientistas políticos e especialistas em comunicação.

Um dos convidados é o Secretário de Comunicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), jornalista Marcone Gonçalves dos Santos, que irá participar do painel “Imprensa e o Judiciário: como aprimorar e transformar essa relação em instrumento de proteção à cidadania?”. Ele comenta as iniciativas realizadas pelo CNJ, que serão apresentadas durante o encontro.

“Nos últimos anos, uma estratégia de ação integrada entre todos os tribunais busca transformar o diálogo do judiciário com a mídia e com o cidadão. Estamos combinando a missão do judiciário com propostas de mobilização em prol de novos mecanismos de solução de conflitos como a conciliação, além da promoção de programas e projetos comuns como o Pai Presente e os mutirões carcerários”.

E um dos julgamentos mais importantes na história da Justiça brasileira, a Ação Penal 470, sobre o “Mensalão”, também será ressaltado por Marcone durante a palestra, devido à repercussão do caso bem como a atenção dada à imprensa pelo Supremo Tribunal Federal.

“Toda a estrutura montada para os jornalistas que trabalharam na cobertura do julgamento permitiu acesso irrestrito não só aos veículos de comunicação como ao cidadão interessado no tema. Isso porque é uma oportunidade para que os brasileiros conheçam melhor a sua Justiça e, fatalmente, entendam e valorizem o papel dela para o desenvolvimento do país.

O painel será mediado pelo desembargador Jaime Vicari e terá, além de Marcone, a presença dos jornalistas Moacir Pereira e Simone Caldas. E o secretário de comunicação do CNJ, que conhece bem o assunto por ter trabalhado em vários órgãos jurídicos, fala das expectativas para o congresso:

“Em um momento em que o judiciário assume um protagonismo social relevante, o encontro deverá apontar caminhos e soluções criativas para a melhoria do diálogo entre judiciário e sociedade”, destaca.

 

Conheça o currículo do Jornalista Marcone Gonçalves dos Santos

Mestrado em Comunicação Social – Universidade de Brasília;

Bacharel em Comunicação Social, Hab. Jornalismo – Universidade De Brasília;

Ex-professor da Universidade Católica de Brasília; da Universidade de Brasília (Unb); e do Centro Universitário De Brasília;

Atuou como assessor de comunicação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Ministério da Fazenda, no Ministério das Cidades e no Banco Central do Brasil;

Foi repórter nos veículos de comunicação Correio Braziliense, O Globo, Jornal do Brasil e Jornal de Brasília.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *