ACM lança, em parceria com a AMC e ACMP, a “Escola de Governança e Cidadania”

O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Sérgio Luiz Junkes, participou, na última sexta-feira (10/08), do lançamento da Escola de Governança e Cidadania, criada pela Associação Catarinense de Medicina (ACM), com o apoio da AMC e Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP). Esta será a primeira instituição formadora de cidadania em sede associativa da categoria médica em todo o país. Diversas autoridades e lideranças de organizações sociais e governamentais do Estado estiveram presentes no evento. Junkes compôs a mesa de convidados e fez um breve discurso sobre a convergência existente entre as duas entidades com relação à promoção da cidadania.

 
Para o presidente da AMC, a parceria é uma possibilidade única de, “através da reunião de diversos profissionais com sabedorias nas mais variadas áreas, pensarem o exercício e os princípios da cidadania plena e da realidade brasileira, trabalhando para a formação de novas lideranças correspondente com as transformações na sociedade e com as novas gerações”.
 
O palestrante convidado foi o desembargador João Henrique Blasi, que também enalteceu a iniciativa e a parceria entre as instituições. “Essa iniciativa tem a finalidade de abrir a discussão sobre um novo momento circunspecto ambiente em vivemos. Abrir também as ‘cancelas’ do Tribunal de Justiça, a mente dos magistrados para uma vivência cotidiana e o diálogo com a sociedade civil. A grande e esmagadora maioria dos políticos com quem convivi era composta por homens republicanos, incluídos no propósito de representar com fidedignidade, com fidelidade e com ética, o mandato popular que lhes foi obrigado. A classe política vive os seus piores momentos. É preciso que saibamos separar as situações, distinguir umas de outras para que não pratiquemos o grave erro da generalização”.
 
As aulas da primeira turma iniciam no dia 12 de setembro, com a meta de possibilitar aos profissionais da medicina e de outras áreas aliadas ao projeto o acesso a discussões de temas que envolvam a realidade brasileira, princípios da cidadania plena, ética política e transparência, democracia participativa, respeito aos direitos humanos e preservação ambiental, entre inúmeros outros.
 
A Coordenação Geral será conduzida pelo ex-secretário Danilo Cunha. O curso terá duração anual, com aulas semanais ministradas por educadores de várias universidades, empresas privadas, entidades associativas, órgãos governamentais, organizações de governança estadual, nacional e mundial. A certificação dos cursos será conferida pela ACM, coordenadora e sede das aulas, na capital catarinense.
 
      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *