Mais 40 adolescentes do Programa Novos Caminhos se formam em Chapecó

Adolescentes atendidos por 13 serviços de acolhimento da região Oeste de Santa Catarina receberam ontem (6/12), os diplomas de conclusão de curso técnico profissionalizante oferecido pelo Programa Novos Caminhos. Os 40 jovens foram beneficiados pela iniciativa de capacitação profissional para facilitar a sua inserção no mercado de trabalho. Em todo o Estado, no ano de 2018, foram formados 265 adolescentes que integram o programa. Desta turma, nove adolescentes foram inseridos no mercado de trabalho vinculados à aprendizagem e três foram efetivados por empresas.

A formação foi disponibilizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio. As turmas iniciaram as aulas em abril e incluíram ursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares que os qualificaram para o mercado de trabalho.

A Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC e do Tribunal de Justiça integram o Novos Caminhos desde o início e foram representados pela juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Chapecó, Surami Juliana dos Santos Heerdt. Ela enfatizou a importância do programa e a parceria entre as entidades para a sua realização no sentido de fazer justiça aos adolescentes que vão deixar os abrigos aos 18 anos, dando-lhes condições de manutenção da própria vida e instrumentos para competir no mundo profissional.

Iniciado em 2013, o programa é uma iniciativa que conta com a participação da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – CEIJ, da AMC, da Associação Catarinense de Medicina ACM, da FIESC, Ministério Público de Santa Catarina – MPSC), da Fecomércio e Fundação ESAG.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *