Nesta quinta-feira (19) a Magistratura catarinense fez sua última homenagem ao Desembargador José Antônio Torres Marques, falecido ontem (18), em Florianópolis. Dezenas de Magistrados estiveram na cerimônia de despedida juntamente com familiares, amigos e autoridades.
Nascido em Porto Alegre (RS), Torres Marques era Magistrado em Santa Catarina há mais de 40 anos e imprimiu em sua trajetória, além dos valores da carreira jurídica, um toque de cultura gaúcha. “Tivemos muitos anos de convívio quando na comarca de Lages e com ele aprendi a admirar a cultura gaúcha, especialmente as músicas e o chimarrão. Levo as melhores recordações desse grande Magistrado e grande amigo”, conta o Desembargador aposentado, 2° vice-presidente da AMC, Salim Schead dos Santos.
As imagens acima mostram recordações com Desembargador Torres Marques, do arquivo pessoal do colega Salim.
Torres Marques ingressou na magistratura catarinense em 1983 como Juiz substituto na comarca de Lages. Atuou também em Trombudo Central, Orleans, São Miguel do Oeste, Lages e Capital, foi promovido em 1999 a juiz de 2º grau e assumiu como desembargador em 2002. Foi presidente do TJSC no biênio 2016/2018. Atualmente, presidia a Quarta Câmara de Direito Comercial e o Grupo de Câmaras de Direito Comercial do TJSC.
“Muitos colegas hoje Magistrados passaram pelo gabinete do Desembargador como assessores e puderam aprender com ele. Na nossa Associação também foi muito participativo e por isso seu legado será sempre lembrado por toda a Magistratura catarinense”, destaca a presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta.
O Desembargador deixa esposa e dois filhos. O Poder Judiciário de Santa Catarina está em luto oficial de três dias.
Do arquivo de fotos da AMC, o Desembargador Torres Marques no Congresso Estadual da Magistratura, em 2014