O Desembargador catarinense Júlio César Machado Ferreira de Melo participará do VI Congresso de Investigação Criminal, que será realizado nos dias 20 e 21 de abril, na Universidade de Lisboa, em Portugal. Na ocasião, o Magistrado palestrará sobre delação premiada e os direitos dos arguidos.
Para o Magistrado é fundamental a troca de informações e estudos sobre a delação premiada entre diversos países, já que tal instrumento colabora para o combate ao crime organizado transnacional. “Sem esta ferramenta e a cooperação de todos os países é impossível o avanço no combate às organizações criminosas”, explica o Desembargador.
“Teremos uma troca de experiências entre diversos países, com grande visibilidade para o Brasil, pois o Congresso reúne diversos juristas da Europa e Estados Unidos. O estreitamento de laços possibilita, ainda, a abertura de novas frentes de estudos”, conclui.
Durante o evento, o Desembargador fará ainda uma sessão de autógrafos do livro “Crime Organizado e Delação Premiada – com as alterações do Pacote Anticrime”, lançado em 2020, fruto da tese de doutorado defendida em dupla titulação com a Universidade do Vale do Itajaí (Brasil) e Universidade de Alicante (Espanha).