Congresso promove integração e aperfeiçoamento para Juízes catarinenses 

Mais de 400 participantes aproveitaram a programação do Congresso Catarinense da Magistratura, promovido pela Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina (AJ-PJSC) em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), entre os dias 6 e 8 de dezembro em Itapema.  

 | Leia aqui detalhes sobre a cerimônia de abertura do evento 

Magistrados ativos e aposentados, pensionistas e familiares estiveram reunidos para uma série de eventos, como palestras e extensa agenda recreativa, com jantares de confraternização, atrações musicais e atividades programadas para as mais de 70 crianças que acompanharam o evento. Também fez parte da programação a Assembleia Geral Ordinária da AMC, em que foram discutidos temas administrativos relevantes para a Associação. 

Com mais de 30 anos de carreira a Desembargadora substituta Elisa Maria Strapazzon já esteve em inúmeras edições do Congresso. “Com a rotina jurisdicional agitada muitas vezes passamos um ano sem contato com os colegas, por isso esse diálogo pessoal que os eventos nos proporcionam é tão importante e produtivo.”  

A presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta, enaltece a participação dos Magistrados. “É sempre uma honra receber os colegas no nosso Congresso e, neste ano, tivemos a participação de Juízes de todas as regiões de Santa Catarina. Essa é uma oportunidade única de fortalecer ainda mais os laços que nos unem”, ressalta.  

Programação promove aperfeiçoamento acadêmico 

O congresso técnico trouxe aos Juízes e as Juízas debates sobre temas como a contemporaneidade do processo civil, os pontos controversos do sistema de justiça brasileiro, reflexões sobre como alcançar um processo penal mais justo e o cancelamento na era das redes sociais. A palestra do médico Roberto Shinyashiki sobre o segredo para uma vida mais feliz encerrou o evento. 

Além da integração e da troca de experiências, para o diretor-executivo da Academia Judicial, Desembargador Luiz Felipe Schuch, o evento é uma oportunidade de atualização e aperfeiçoamento acadêmico. “Nossa justiça é internacional, nós vivemos numa sociedade globalizada, por isso é fundamental que os Magistrados tenham contato constante com esses temas. A Academia e a AMC, atentas às demandas, promoveu mais uma edição de sucesso desse evento que já é tradicional em nosso calendário.” 

Apesar de tradicional no calendário das instituições, o congresso foi novidade para o Juiz Fernando Yazbek Zazini, que ingressou recentemente na Magistratura catarinense e participou pela primeira vez do evento neste ano. “É uma oportunidade enriquecedora de ter contato com Magistrados mais experientes, para nos sentirmos acolhidos e próximos de colegas de diferentes regiões e comarcas.” 

Fotos: Academia Judicial TJSC