Magistrados de Santa Catarina acompanharam de perto as discussões sobre o impacto da inteligência artificial no trabalho jurisdicional que ocorreram durante o 8º Enaje – Encontro Nacional de Juízes Estaduais – realizado em São Paulo no último fim de semana.
O evento reuniu centenas de Magistrados de todo o país e contou com exposições de juristas, especialistas e Ministros das cortes superiores.
Na abertura do evento, com palestra do Ministro Luís Roberto Barrosos, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta, ocupou lugar de destaque destinado aos presidentes de todas as associações estaduais e aos líderes da Magistratura nacional.
Comenda Cruz do Mérito da Magistratura
Durante o Enaje, a presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta, e o ex-presidente da AMC, Juiz Marcelo Pizolati, foram homenageados com a Comenda Cruz do Mérito da Magistratura, que reconhece a dedicação de pessoas que contribuem para o fortalecimento da Justiça brasileira.
A comenda foi entregue pela Juíza Jussara Wandscheer, ex-presidente da AMC e membro do Conselho Fiscal da AMB.
“Os magistrados agraciados com a Comenda Cruz do Mérito da Magistratura representam o que há de mais exemplar na dedicação ao fortalecimento da Justiça brasileira. Suas trajetórias no associativismo e seus esforços incansáveis para garantir uma magistratura ética, independente e eficiente são fontes de inspiração para todos nós. Essa homenagem é um reconhecimento merecido pela contribuição inestimável que cada um deles oferece à sociedade e ao Judiciário”, disse o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior.
Trabalho associativo tem destaque
Além da agenda científica para discussão de temas relevantes para o Poder Judiciário, o evento proporcionou um importante espaço de trocas de experiências ligadas ao trabalho associativo. Estavam presentes o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Juiz Frederico Mendes Júnior, acompanhado de toda a diretoria da entidade, além de ex-presidentes da associação como os Juízes Jayme Martins de Oliveira Neto e Renata Gil.
O presidente do TJSC, Desembargador Francisco de Oliveira Neto, também prestigiou o Enaje. Na condição de presidente recentemente eleito do Consepre – Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, pode reforçar ainda mais a relevância da Magistratura catarinense no cenário nacional.
Para a presidente da AMC, a presença dos Juízes de SC no evento demonstra a união associativa e contribui para a o fortalecimento da imagem da Magistratura catarinense no cenário nacional. “Com a presença de muitos colegas pudemos estreitar ainda mais nosso relacionamento com os líderes da Magistratura em âmbito nacional, assim como trocar experiências com presidentes e diretores das demais associações estaduais”, pontuou.