AMC e Polícia Militar debatem alternativas para segurança pública 

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) recebeu, nesta sexta-feira (20), representantes do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em uma reunião para discutir alternativas e soluções para os desafios vivenciados no exercício da jurisdição criminal.  

A presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta, destacou que o objetivo do encontro foi trocar experiências que possam contribuir para a efetividade da segurança pública. “Abrimos um canal de debate muito importante para garantir a compreensão dos papeis constitucionais de cada ator do sistema de Justiça”, apontou.

O comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, acompanhado por oito oficiais da PMSC, apresentou aos Magistrados os desafios da rotina e os esforços da corporação em ações de combate à criminalidade. 

Os Magistrados presentes destacaram o papel dos Juízes criminais no sistema de Justiça e as obrigações legais que os orientam na prática jurisdicional e apontaram a necessidade de respeito e apoio mútuo. “Só conseguiremos avançar se pudermos identificar e compreender as dificuldades de cada instituição”, apontou o Juiz Paulo Eduardo Huergo Farah. 

Estavam presentes também o 2º vice-presidente da AMC, Desembargador Salim Schead dos Santos e os Juízes Fernando Vieira Luiz, Marcelo Trevisan Tambosi, Murilo Leirião Consalter, Naiara Brancher e Viviane Gazaniga Maia. 

Além do coronel Pelozato, representando a PMSC, estavam o subcomandante-geral, coronel Alessandro José Machado, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, o corregedor-geral da PMSC, coronel Fabrício Berto da Silveira, o chefe da Casa Militar do TJSC, coronel Fábio José Martins, o chefe da Casa Militar do MPSC, coronel Marcelo Egídio Costa, o comandante do 11º Comando Regional da PMSC – sediado em São José, coronel Jeferson Schimidt, e o comandante do 1º Comando Regional da PMSC – sediado em Florianópolis, coronel Dante da Costa Chierighini.

Participaram também o presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) Alexandre Estefani e a promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública do MPSC.