O presidente da AMC, Juiz Marcelo Pizolati, acompanhou o I Seminário Internacional da Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), que foi realizado nos dias 5 e 6 de outubro. Diversos outros Magistrados catarinenses prestigiaram o evento, promovido em parceria com universidades do Brasil, da Espanha, da Itália e dos Estados Unidos.
Com o tema Direito, transnacionalidade e sustentabilidade, o objetivo foi promover troca de conhecimentos entre Magistrados e pesquisadores de diferentes países para melhorar e ampliar o serviço jurisdicional prestado em Santa Catarina.
Hoje Santa Catarina conta com 25% dos Magistrados com título de mestrado e/ou doutorado: 89 mestres, 28 doutores e 3 pós-doutores. Outros 77 Juízes e Desembargadores estão com pesquisas em andamento.
O diretor-executivo da Academia Judicial, Desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, acredita que essa troca de conhecimento refletirá em melhores decisões judiciais daqui para frente:
“Estamos permitindo que os Magistrados catarinenses tenham contato com os mais atuais temas debatidos no exterior. Queremos, com isso, melhorar a prestação jurisdicional. Que o conhecimento adquirido firme, ainda mais, a posição da Magistratura catarinense como uma das melhores do país.”