Quais são os desafios que a era digital impõe para ao trabalho dos juízes? Esta é a questão central que será discutida durante o Congresso Estadual de Magistrados/Congresso Cejur. O evento vai reunir magistrados de todo o estado e palestrantes de renome nacional no Majestic Hotel, em Florianópolis, entre os dias 12 e 14 de setembro.
O evento tem caráter acadêmico e pretende promover discussões sobre a complexidade da atuação do juiz em meio aos avanços e aos desafios impostos pela tecnologia, pelas mídias digitais e até mesmo pela inteligência artificial – tema cada vez mais em pauta no Poder Judiciário brasileiro.
Leia também: O que se quer com inteligência artificial no Poder Judiciário?
Os painéis de debate incluem temas como inteligência artificial, tecnologia, inovação, governança, relações entre o poder judiciário, a mídia e a opinião pública, e até mesmo o impacto do trabalho para a saúde dos magistrados. A conferência de abertura será proferida pelo ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino, que vai falar sobre as alternativas para gestão processual com o uso de Inteligência Artificial. Também está confirmada a participação do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, como conferencista. Concomitantemente, ocorrerá o XLIX COPEDEM, reunindo diretores das escolas da magistratura e academias do Poder Judiciário de todo o país.
O evento é restrito para magistrados e as inscrições terminam nesta sexta-feira (16). No site do evento estão informações para a inscrição e os detalhes da programação.
Confira informações para a inscrição e detalhes da programação no site do evento.
Lançamento de livros
Três obras de interesse da magistratura serão lançadas durante o Congresso:
“Inteligência Artificial e Direito”, dos autores Fabiano Hartmann Peixoto E Roberta Zumblick Martins Da Silva – quinta-feira (12/9), 20h40.
“Acesso à Justiça – Novas Perspectivas”, organizado por Pedro Manoel Abreu, Ana Paula A. Machado De Oliveira Pinto, Bruno Makowiecky Salles, Jessica Gonçalves e Luiz Eduardo Ribeiro Freyesleben – sexta-feira (13/9), 9h30
“Verdades Movediças”, de autoria do desembargador Luis Felipe Siegert Schuch – sábado (14/9), 10h40
Destaques da programação
Quinta-feira, 12 de setembro
20h Solenidade de Abertura e Conferência “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GESTÃO PROCESSUAL NO PODER JUDICIÁRIO” – ministro Paulo de Tarso Sanseverino (STJ)
Sexta-feira, 13 de setembro
10h30 Conferência “GOVERNANÇA E COMPLIANCE NO SERVIÇO PÚBLICO”- Secretaria de Estado de Integridade e Governança NAIARA CZARNOBAI AUGUSTO
15h Conferência “MODELOS DE COMPORTAMENTO JUDICIAL. INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA OPINIÃO PÚBLICA NAS DECISÕES JUDICIAIS” – Professora Doutora PATRICIA PERRONE CAMPOS MELLO (DF)
17h Conferência “JUDICIÁRIO EXPONENCIAL” – Advogado e Empreendedor ADEMIR MILTON PICCOLI (RS)
19:00 – CONFERÊNCIA com o Ministro Presidente do STF, JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI
Sábado, 14 de setembro
9h Exposição “PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA ACADEMIA JUDICIAL DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SANTA CATARINA E UFSC”.
10h Exposição “SAÚDE E TECNOLOGIA. SUA SAÚDE COMO MÉTRICA DE SEGURANÇA NO TRABALHO”.