AMC e ACI visitam veículos de comunicação para divulgar Simpósio Judiciário e Imprensa

join1
join2
join3
join4
join5
join6
join7

 

Pela manhã, o 1º vice-presidente da AMC, juiz Sérgio Luiz Junkes, e o presidente da ACI, jornalista Ademir Arnon – acompanhados do diretor regional da ACI, jornalista Júlio Franco, e do assessor de imprensa da AMC, jornalista Fabrício Severino – estiveram na sede do jornal A Notícia e, logo após, no jornal Notícias do Dia, onde foram recebidos, respectivamente, pelos jornalistas Domingos Aquino (editor-chefe do AN), Josi Tromm (repórter do AN) e Rogemar Santos (colunista político do ND). Em entrevista aos referidos profissionais, os organizadores do Simpósio enfatizaram a importância do evento para o aprimoramento do trabalho e das relações entre jornalistas e magistrados. “Existe em nosso meio uma cultura bastante arraigada de que o juiz só deve falar nos autos. Nós entendemos que essa máxima não deve ser sempre levada ao pé da letra. Cada vez mais precisamos nos aproximar da comunidade em que estamos inseridos e a imprensa é o meio adequado para dialogarmos com a sociedade. Para tanto, é preciso estarmos preparados para operar de forma profissional e responsável essa comunicação”, destacou o juiz Sérgio Junkes.

À tarde, logo após uma rápida visita ao presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Joinville, Miguel Teixeira Filho, o qual assegurou apoio ao evento, os representantes da AMC e ACI concederam entrevistas às rádios Mais FM e Cultura AM e à TV da Câmara de Vereadores de Joinville. “Foi um dia bastante produtivo, em que tivemos uma excelente receptividade dos colegas jornalistas da cidade de Joinville. Tanto o Poder Judiciário quanto a imprensa trabalham com o mesmo objetivo, qual seja, o de fortalecer a cidadania e a democracia. Para a difícil tarefa de bem informar a sociedade, é fundamental que a mídia esteja preparada e tenha pelo menos noções de Direito, área que tem uma ligação muito forte com a vida e com o dia a dia de todos os cidadãos. E por outro lado, os nossos magistrados também precisam conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela imprensa. Quem ganha com esse processo de aprimoramento mútuo, evidentemente, é a sociedade”, ressaltou Ademir Arnon.
Na manhã desta terça-feira, o presidente da AMC, juiz Paulo Ricardo Bruschi, acompanhado do presidente da ACI, também concedeu entrevista à TV da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (TVAl), ocasião em que reforçou o convite para o evento, bem como destacou a importância de se estreitar cada vez mais os laços entre a mídia e o Poder Judiciário. “Jornalistas e juízes trabalham com o mesmo objetivo, só que com tempos diferentes. Enquanto a imprensa busca a divulgação imediata dos fatos, os magistrados trabalham com a sedimentação desses fatos. O nosso objetivo com este evento, além de tentar buscar esse ponto de equilíbrio, é fazer com que os profissionais que atuam nas duas pontas compreendam o tempo de cada um. Por essa razão, nós entendemos que promover essa aproximação, alicerçada no debate, no diálogo e no respeito mútuo, é primordial para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, frisou o juiz Paulo Bruschi.

O II Simpósio Judiciário e Imprensa é uma promoção da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ/SC) e da Associação Catarinense de Imprensa, ACI – Casa do Jornalista. O simpósio conta também com o apoio da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Câmara de Vereadores de Joinville, Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina (Sinapro/SC), Academia Judicial do Tribunal de Justiça do Estado e Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de Santa Catarina (Sindejor).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *