Quilombo comemora a Semana da Paz

O município de Quilombo, no Oeste catarinense, vive uma semana agitada, em virtude da programação da Semana da Paz (de 5 a 12 de outubro). A cidade encampou a proposta do projeto “Agente da Paz”, promovido pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), que busca a formação de uma cultura de não-violência. Diversas atividades vêm sendo promovidas junto às crianças e aos adolescentes da região, com o apoio do juiz Rudson Marcos, da comarca local, e do promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer. A bandeira da paz, como um símbolo do movimento, ficou hasteada durante toda a semana em frente ao Fórum.

MVC-006FOKCrianças brincam e fazem atividades relacionadas à paz

 

 

 

Dsc01488OKJuiz Rudson Marcos conversa com as crianças sobre a cultura da paz

 

 

 

MVC-001FOKEstudantes seguram balões com frases sobre como exercer a cidadania

No dia dois, o projeto foi apresentado aos professores da rede municipal de ensino, aos secretários e funcionários públicos municipais. O evento teve a participação do prefeito da cidade, de delegados de polícia e de um representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste.

Nos dias 5, 9 e 11, o juiz Rudson Marcos, o promotor Henrique Ziesemer e uma assistente social forense visitaram sete escolas do município para apresentar o “Agente da Paz” aos alunos. Foram 14 visitas, com a presença de mais de 2500 estudantes. Segundo o magistrado, foi utilizada uma metodologia pedagógica diferenciada para explicar a proposta às crianças menores. “Muitas delas falaram sobre problemas que tinham em casa, como alcoolismo e uso de drogas, e conversamos sobre como proceder nessas ocasiões. Do pré-escolar ao Ensino Médio, as idéias foram muito bem recebidas”, conta.

Os professores das escolas da região organizam, durante a semana, diversas atividades pedagógicas com a temática da paz. Além disso, está em curso um concurso de redação sobre o tema, cujos vencedores serão conhecidos em um evento nos dias 16 e 17 de novembro. A importância dessas atividades, na opinião do juiz Rudson Marcos, reside no trabalho que o Judiciário realiza, voltado à prevenção, à educação para a paz. Isso reflete na diminuição da criminalidade, da desestruturação familiar e dos problemas com álcool e drogas, estes intimamente ligados à desagregação da família. “O ‘Agente da Paz’ apresenta a proposta para as crianças e os adolescentes, que levam as idéias para casa. Isso acaba promovendo o diálogo sobre ações não-violentas. É a formação de uma cultura de paz”, analisa o magistrado.

Atividades para jovens e adultos

O Dia das Crianças (12/10) terá programação especial. O grupo escoteiro Quilombo, junto com alunos da escola Nossa Senhora da Salete, percorrerá uma trilha ecológica voltada para a paz. O Lions Clube local, por sua vez, realizará um passeio ciclístico com o tema “Paz”, quando serão sorteadas camisetas do projeto, cedidas pela AMC.

Os adultos também estão sendo convocados a participar do “Agente da Paz”. Durante o II Rodeio Interestadual de Quilombo, entre os dias 6 e 8 deste mês, o projeto teve boa divulgação através de faixas e mensagens ao público. Na abertura da Noite Cultural do município, a ser realizada hoje (11), o projeto será apresentado a um público estimado de mil pessoas, com a exibição do videoclipe da Canção da Paz. A Associação Comercial e Industrial de Quilombo (ACIQ) aderiu ao “Agente da Paz”, ajudando a divulgá-lo através de cartazes no comércio e em estabelecimentos dos associados.

No dia 23, o juiz Rudson Marcos apresentará o projeto aos alunos do curso supletivo do Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES). “É a oportunidade de levar nossa proposta aos trabalhadores que não tiveram, ou não têm, oportunidade de freqüentar a escola convencional”, aponta o magistrado.

A lei que institui a Semana da Cultura da Paz foi sancionada pelo governador Eduardo Pinho Moreira no dia 6 de setembro. Todos os anos, no período compreendido entre os dias 5 e 12 de outubro, o poder público e a iniciativa privada realizarão atividades artísticas, culturais, científicas, esportivas e ecumênicas voltadas para a paz.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *