AMC firma parceria com Unipaz

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Unipaz (Universidade da Paz) irão assinar um protocolo de parceria na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto, durante o lançamento do “Projeto Agente da Paz” na cidade de Porto Belo. O objetivo do acordo é promover a educação para uma cultura de paz em Santa Catarina, visando à multiplicação de agentes de paz capacitados do ponto de vista pessoal e pedagógico.

De acordo com o protocolo, as duas entidades deverão organizar eventos e atividades que estejam relacionados com suas áreas de atuação, tais como palestras, seminários, cursos e assessorias. Nesse sentido, a AMC deverá participar do Festival Mundial da Paz, mega-evento que será realizado em Florianópolis de 1º a 6 de setembro deste ano (em breve será publicada matéria sobre o evento).

A Unipaz, por sua vez, deverá oferecer descontos aos associados da AMC nas matrículas para o Curso de Formação Holística de Base, que habilita pessoas a uma nova visão sustentada no paradigma holístico, através de um modelo de educação para a inteireza. O curso é composto por 24 seminários mensais de carga horária de 12 horas cada, realizados nos finais de semana.

Os associados da AMC também poderão participar de seminários promovidos pela universidade, como “A Arte de viver em Paz”, criado por Pierre Weil, doutor em Psicologia pela Universidade de Paris e atual reitor da Unipaz. A partir desse seminário foi desenvolvido o Programa Beija-Flor, que tem como principal objetivo sensibilizar os níveis cognitivo, afetivo e ativo de cada participante, chamando cada indivíduo a assumir a sua parcela no processo de responsabilidade social e na manutenção da paz em todos os seus relacionamentos.

Segundo Dulcinéia Magalhães, presidente da Associação Unipaz Campus Ilha de Santa Catarina e coordenadora do Festival Mundial da Paz, a assinatura do protocolo é importante porque irá permitir que as duas instituições lutem juntas para a promoção da paz no Estado. Já para a coordenadora do “Projeto Agente da Paz”, juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso, “além da visível soma de forças com o mesmo propósito, firmar parceria com a Unipaz traduz o constante amadurecimento e consolidação do projeto da AMC. O ‘Projeto Agente da Paz’ está sendo muito bem aceito pela sociedade e justifica-se, a cada dia que passa, ante a ausência de programas preventivos voltados às nossas crianças e jovens. Temos a obrigação moral de tentarmos algo: mudar o mundo é impossível, mas pequenos mundos é completamente viável”.     

Unipaz
A Universidade da Paz é uma rede internacional composta por diversas unidades, em sete países, que foi criada para disseminar uma cultura de paz. Iniciou suas atividades em Brasília, em 1987, quando o então governador do Distrito Federal José Aparecido de Oliveira convidou o professor Pierre Weil para integrar uma comissão estadual e, posteriormente, para assumir a responsabilidade de presidir e estruturar a Fundação Cidade da Paz.

Movimento sem fins lucrativos, cujo objetivo maior é a introdução de uma nova consciência, a Unipaz tem oito unidades no Brasil: em Brasília, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo/Campinas (SP), Porto Alegre e Florianópolis. Esta última, a Associação Unipaz Campus Ilha de Santa Catarina, foi fundada em novembro de 2002, e fica na rua Madre Benvenuta, 416, sala 01, no bairro da Trindade. O telefone de contato é o (48) 3234-1864, e o e-mail, unipazsc@terra.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *