Núcleo de Comunicação do TJ cria programa para aprimorar interlocução com magistrados e servidores da Justiça catarinense

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), por meio do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI), colocará em funcionamento no próximo mês de março um novo canal de comunicação, com o objetivo de aprimorar o processo de interlocução da administração com os magistrados e servidores do Poder Judiciário catarinense. É o programa “Tempo de Diálogo”, que abordará temas relevantes ao Poder Judiciário e será exibido ao vivo pela rede intranet, com possibilidade de interação por meio das redes sociais.
 
O programa tem estreia marcada para o próximo dia 2 de março, às 14h, e será exibido diretamente do auditório Ministro Teori Zavascki, com equipamentos já disponíveis e utilizados nas transmissões das sessões do Órgão Especial e do Tribunal Pleno. Em pauta, o futuro da informática no âmbito do Judiciário catarinense e os desafios de administrar em período de crise.
 
Na entrevista que segue abaixo, a nova coordenadora do NCI, Desembargadora Rosane Portella Wollf, fala mais sobre os objetivos do programa e os planos da nova gestão na área de comunicação. Confira:
 
 
AMC – Quais os seus planos à frente do Núcleo de Comunicação Institucional?
 
Desembargadora Rosane Portella Wolff – Gostaria de registrar inicialmente a honra pelo convite formulado por nosso presidente, o Desembargador Rodrigo Collaço, para assumir tão importante área de gestão, responsável por estabelecer e estreitar contato com segmentos variados, desde colaboradores internos, como magistrados e servidores, até jurisdicionados, operadores do Direito e os demais que integram a sociedade catarinense. Nossos planos seguem as diretrizes da administração no sentido de estabelecer uma comunicação ágil e eficiente com todos os interlocutores, com destaque para a transparência a ser imprimida em todas as nossas ações. É nossa intenção também reforçar o setor e até ampliar seu alcance, na medida do possível, para atingir o 1º Grau e assegurar aos juízes que atuam em comarcas do interior do Estado um serviço de apoio para aprimorar o contato com a sociedade por meio dos órgãos de comunicação. 
 
AMC – Qual o objetivo da nova administração do TJ/SC com a implantação do programa “Tempo de Diálogo”?
 
Desembargadora Rosane Portella Wolff – O novo programa sinaliza de forma clara o papel da comunicação para a atual gestão. E começa pelo quintal da casa. Tempo de Diálogo é uma oportunidade que se abre para os gestores comunicarem aos colaboradores, de forma direta e sem intermediários, quais os rumos e as prioridades da administração. E como toda boa ferramenta de comunicação, é uma via de mão dupla, pois possibilitará a interação do público por meio das redes sociais. Temas de importância ao Judiciário serão abordados no programa. Posso adiantar que, entre outros assuntos, trataremos da questão da informatização no Judiciário catarinense e também sobre nossa situação financeira nestes tempos de turbulência econômica. Em resumo, efetivamente ingressamos em um tempo de diálogo franco e aberto.
 
AMC – Qual a importância da comunicação para os operadores do Direito e de que forma ela pode contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça catarinense?
 
Desembargadora Rosane Portella Wolff – Creio que a comunicação torna-se primordial em dois momentos: ao garantir a interlocução entre o Judiciário e a sociedade e ao promover a conscientização do cidadão sobre seus direitos. Por isto defendemos o fortalecimento da comunicação pública, desempenhada por profissionais, conscientes de que as informações que detemos – as decisões judiciais – devem chegar ao público de forma correta e contextualizada para alcançar seus objetivos e traduzir o Direito à população de forma responsável.  Ao privilegiarmos estes aspectos, aliás, estaremos em realidade prestando contas aos jurisdicionados e demonstrando o importante papel desempenhado pelo Poder Judiciário. Sem contar ainda que a publicidade dos atos é igualmente preceito constitucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *