Em solenidade realizada na noite de quarta-feira (13/12) no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) formou 146 alunos integrantes dos Módulos I, II e III (Residência Judicial). Participaram da mesa de abertura o diretor geral da Escola, Juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, o Desembargador Jaime Ramos e o Professor Moacir José Serpa.
Logo no início, a aluna Suellen Regina Frantz fez o discurso em nome dos colegas, oportunidade em que agradeceu o apoio dos pais, familiares, professores e também dos colaboradores da ESMESC.
Na ocasião, os Professores Jaime Ramos e Moacir José Serpa foram homenageados pelos alunos. “Atuar com ética, transparência, praticar a justiça, sempre a partir da equidade, sem descurar da segurança jurídica, com celeridade, comprometimento e eficiência, são as facetas da missão que se espera seja cumprida por vocês. Como na precepta iuris: honeste vivere, suum cuique tribuere, alterum non laedere (viver honestamente, dar a cada um o que é seu e não prejudicar os outros). Para mim, isso é o que resume todo o Direito, seja natural ou positivo. Certos de que nada é feito por você, para você, mas para o outro, o desvalido, o jurisdicionado, para todo o ser humano que precisa de alento, carinho, atenção e solução para seus problemas”, pontuou o Desembargador Jaime Ramos, ao fazer uso da palavra.
“Nunca percam de vista que o ideal de Justiça, ainda que utópico, deve nortear vossas ações na carreira que vocês escolheram. Não se esqueçam que o Direito é mais do que a letra fria da lei. É também a arte. Não esqueçam que a Justiça é dar a cada um o que é seu devido. Procurem sempre agir de maneira equitativa”, destacou Serpa aos formandos, em seu discurso.
A ESMESC também entregou certificados de honra ao mérito aos alunos com as melhores médias, foram eles: Módulo II – Graziela Aguiar Ghisi – 9,54; Módulo I – Eduardo Rauber Wilcieski – 9,46.