Câmara de Vereadores presta homenagem à comarca de Joaçaba pelos seus 100 anos de fundação

A Câmara de Vereadores de Joaçaba, durante a sessão realizada na última terça-feira (7/11), prestou uma homenagem ao Poder Judiciário local. Os Vereadores entregaram aos Juízes Alexandre Dittrich Buhr, Fabrício Rossetti Gast e Márcio Humberto Bragaglia uma Moção de Aplauso pela passagem dos 100 aos de fundação da comarca.

O presidente da Casa Legislativa, Francisco Moreira Lopes, autor da proposição, recordou de alguns fatos relativos à instalação da Comarca. “No dia 25 de agosto de 1917 foi promulgada a Lei nº 1.147 que criou a Comarca de denominada de Cruzeiro, com sede provisória no povoado de Limeira. Na época foram criadas apenas quatro sedes de Comarca no Estado. Já a instalação oficial da nossa Comarca ocorreu no dia 10 de novembro de 1917. Este fato já evidenciava que o município – que mais tarde viria a se chamar Joaçaba – já se destacava em importância regional. Ao longo destes 100 anos, passaram pela Comarca de Joaçaba 196 Magistrados”, assinalou.

 Em seu pronunciamento, o Juiz Alexandre Alexandre Dittrich Buhr disse que a homenagem se estende a todos aqueles que passaram pela Comarca, sejam Juízes ou Servidores. “Nós, os três Juízes e todos os Servidores ativos temos o privilégio de sermos testemunhas e atores deste momento em que comemoramos o centenário da Comarca. Mas, neste momento, devemos trazer à memória todos os Servidores do Judiciário que nos antecederam, porque o aniversário de 100 anos é de todos”, pontuou. Fazendo referência a um texto bíblico lido no início da sessão, Buhr disse que, muitas vezes, o Poder Judiciário é o último recurso em muitas das questões que afligem o ser humano. “Então esta responsabilidade de termos os reclamos do cidadão às vezes como o último refúgio, nos motiva a continuarmos. Tenho certeza de que seguiremos agindo com independência, responsabilidade e amor à profissão. Agradecemos por esta Moção que será guardada com carinho em local de destaque no Fórum”, destacou.

O Juiz Márcio Humberto Bragaglia, por sua vez, destacou que “em épocas em que a República observa os poderes se enfrentando de forma brutal e desrespeitosa,  a entrega desta Moção pela Câmara ao Judiciário demonstra a existência do bom relacionamento entre os poderes no município de Joaçaba. As boas relações que temos podem ser percebidas, neste sentido de harmonia, respeito e independência, pelo pequeno número de processos que temos envolvendo atos de improbidade administrativa em relação a governança dos demais poderes. Receber esta homenagem do Poder Legislativo é também um aval de que a comunidade de Joaçaba nos entende como úteis e importantes neste contexto e no serviço social que prestamos”, frisou.

 Por fim, o Juiz Fabrício Rosseti Gasti lembrou que historicamente Joaçaba tem uma importância no cenário político e jurídico muito relevante e que é um orgulho estar nesta Comarca quando a mesma completa seu centenário. Falou da importância em planejar a Joaçaba do futuro. Sobre a evolução no Poder Judiciário, ressaltou que atualmente a maioria dos processos tramita em mídia digital. “E quem sabe no Judiciário do futuro não precisaremos mais nem de um espaço físico para o Fórum, apenas de salas de audiência. Pois, já existe o tele trabalho e outras mudanças continuarão ocorrendo. Agradecemos por esta homenagem que para nós é de grande importância”, finalizou. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Joaçaba).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *