O case “Programa Novos Caminhos: Qualificando para a vida e o trabalho adolescentes inseridos em Serviços de Acolhimento no Estado de SC” é um dos 15 vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 2016, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), na categoria Participação Comunitária. A entrega da premiação acontecerá no dia 20 de julho, no Hotel Lang Palace, em Chapecó.
Os cases inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por membros da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing): Flávio Martins, Marlise Alves, Liliane Basso, Genaro Galli e Diego Costa. Foram levados em conta a relevância da iniciativa, originalidade do projeto, o resultado, o benefício e alcance do mesmo. A avaliação foi feita entre 03 e 18 de junho.
Desde 2013, o Programa, uma parceria entre a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) tem mudando a realidade e dado uma nova oportunidade de futuro para os adolescentes que vivem em casas de acolhimento. O programa, que atualmente também conta com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) e do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), oferece aprendizado técnico e trabalho para jovens a partir de 14 anos que estão sob a tutela do Estado.
Segundo dados do TJ/SC, o Estado de Santa Catarina possui 170 programas sociais, que acolhem 1,3 mil crianças e adolescentes, dos quais 373 têm mais de 14 anos. Até agora, mais de 650 jovens foram atendidos pelo Novos Caminhos em 76 municípios catarinenses e, destes, 126 já inseridos no mercado de trabalho.
Sobre o case
O Programa Novos Caminhos oferece preparação profissional por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), da educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do complemento da educação básica do Serviço Social da Indústria (SESI), que também realiza cursos de prevenção a drogas e álcool e a doenças sexualmente transmissíveis.
O projeto é desenvolvido em três etapas. Primeiro, os jovens participam do Programa Profissional do Futuro. Trata-se de um conjunto de nove capacitações que visam à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos importantes para o exercício de qualquer profissão. Esse programa foi elaborado com base em competências consideradas importantes por diversas empresas-clientes do IEL/SC e que podem ser desenvolvidas para estagiários, estudantes e demais profissionais em início de carreira.
Na segunda fase é realizado um trabalho de identificação do nível de escolaridade dos jovens, encaminhamento para cursos de aprendizagem, qualificação ou técnico. Posteriormente, são encaminhados para a indústria. A terceira etapa é o acompanhamento dos jovens por cinco anos.