Magistrados do MS e RJ vem a SC conhecer a “Residência Judicial”

Uma comitiva formada por Magistrados da Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul (AMANSUL), Escola da Magistratura do Mato Grosso do Sul (ESMAGIS) e Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) esteve hoje (18/5) na sede da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) para conhecer o formato e como funciona o terceiro módulo da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC), denominado “Residência Judicial”.

Foram recebidos inicialmente pelo presidente da AMC, Desembargador Odson Cardoso Filho, os Magistrados Fernando Chemin Cury, presidente da AMANSUL; Alessandro Carlo Meliso Rodrigues, diretor-geral, José de Andrade Neto, Diretor de Ensino da ESMAGIS; e Paulo José Cabana de Queiroz Andrade, Diretor de Estudos e Pesquisas da AMAERJ. Na oportunidade, eles também foram recebidos pelo diretor de ensino da ESMESC, Juiz Rudson Marcos. Amanhã (19/5), está programada uma visita pela manhã à Academia Judicial, que mantém o programa em parceria com a Escola da Magistratura catarinense.

Residência judicial

O Módulo III – Residência Judicial (1 e 2) do Curso de Preparação para o Concurso à Magistratura se desenvolve por meio de atividades práticas, em no mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) horas diárias nos dias úteis da semana, nos 4 (quatro) semestres letivos. A conclusão do período de prática em gabinete dá ao residente o direito de receber o respectivo Certificado, emitido pela Academia Judicial do TJ/SC.

Concomitantemente às atividades nos juízos, o residente dispõe do ambiente virtual – o laboratório, destinado ao estudo individual e colaborativo, por meio da troca de conhecimentos entre os próprios alunos. Esses saberes são cobrados mediante “simulados”, quer de prova objetiva, quer de prova prática, pelo menos uma vez por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *