A Unidade Prisional Avançada (UPA) de São Francisco do Sul foi desinterditada pelo Juiz Tiago Fachin após as medidas solicitadas em portarias assinadas em 2016 serem cumpridas pelo Departamento de Administração Prisional (DEAP). Além disso, esta semana iniciam as obras de ampliação da UPA, com a construção de três edificações pré-fabricadas que devem abrigar os presos do regime semiaberto. O prazo para conclusão das obras é de 60 dias.
"O empenho e concentração de esforços do atual Supervisor da UPA, Flávio Ghanciné Brasil, e do Chefe de Segurança, Márcio Maffei, têm redundado em concretas realizações, impactantes na gestão de pessoas, processos e procedimentos na Unidade Prisional Avançada de São Francisco do Sul", destacou o Magistrado em sua decisão assinada no último dia 20 de abril.
Fachin estabeleceu, ainda, como limite de presos na Unidade Prisional Avançada de São Francisco do Sul a alocação de 130 internos. A limitação de presos é provisória, até que sejam concluidas as instalações das casas pré-fabricadas, assim como da efetiva ampliação da UPA, quando será reavaliado o limite de presos.