A Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc) promove, no próximo dia 12 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h, no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), o 2º Colóquio de Primavera. Na edição deste ano, o encontro vai aprofundar os debates sobre o exercício da democracia direta participativa a partir da discussão, aprovação e modificação do plano diretor de Florianópolis, como um caminho para a sustentabilidade da cidade. “Pensar na construção de uma Florianópolis sustentável implica em compreender de modo integrado as questões que envolvem democracia participativa, sustentabilidade socioambiental e direitos humanos”, destaca a professora Dilsa Mondardo, coordenadora dos Colóquios da Esmesc.
Pela manhã, tem início as exposições dos convidados especiais: Analúcia Hartmann, Afrânio Boppré, Carolina Bahia, Itamar Beviláqua, sob a moderação da coordenadora científica Solange Büchele de S.Thiago. Às 11h15, começam os debates sobre os temas tratados no encontro, a partir das perguntas apresentadas por escrito.
À tarde, serão abertas as Oficinas Temáticas, com exposição da metodologia e agrupamento pelos seguintes temas: Audiência Pública; Processo legislativo e participação popular; Plano diretor e sustentabilidade socioambiental. Às 15h15, será feita a apresentação dos resultados, registro e leitura dos dados mais relevantes que foram construídos em cada oficina, abrindo-se espaço para interlocução entre os componentes dos grupos, sobre as temáticas estudadas e debatidas.