CGInfo aprova equipamentos e infraestrutura para o uso de videoconferência em audiências

O Conselho Gestor de Tecnologia da Informação (CGInfo), em reunião comandada pelo Desembargador Túlio Pinheiro nesta segunda-feira (13/6), aprovou a disponibilização de equipamentos e infraestrutura para a o uso de videoconferências.

A princípio, a tecnologia será utilizada em caráter experimental na Unidade de Apuração de Crimes Praticados por Organizações Criminosas da Capital, tanto para a realização de audiências como de reuniões administrativas, por meio do sistema Skype for Business, já contratado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC). Na sequência, de acordo com os resultados, o projeto deve ser ampliado para as 14 comarcas que realizam audiência de custódia e, enfim, para todas as unidades jurisdicionais do Estado. A expectativa é que o projeto piloto inicie suas atividades no próximo mês.

“O projeto representa um avanço, no sentido de agilizar o contato com todos os envolvidos no processo, garantindo maior qualidade na prestação jurisdicional, ao possibilitar o contato direto do juiz com a prova, e diminuição na duração do processo”, ressalta o Juiz Fernando Rodrigo Busarello.

Segundo o Juiz Marlon Negri, a medida implica em menos despesas e riscos no transporte de presos. “É um ganho tanto em economia para os cofres públicos, que terão menos gastos com deslocamento, quanto em segurança. Além disso, representa um passo para o futuro, já que, hoje em dia, grandes empresas já usam desta tecnologia para racionalizar o tempo e ganhar em celeridade”, afirma. 

Foto: Sandra Araújo/Assessoria de Imprensa TJSC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *