Programação de aniversário AMC/ESMESC: Professor Valter Arcanjo da Ponte discutirá o novo papel do Magistrado

O Professor José Valter Arcanjo da Ponte será um dos palestrantes da Conferência de Formação e Recrutamento de Magistrados e do evento alusivo aos 55 anos da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e 30 da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC). Ele abordará, no painel marcado para às 17h30, o tema “Recrutamento e formação de Magistrados: Estado da Arte e agenda de pesquisa”, onde discutirá o novo papel do Magistrado como gestor, líder, comunicador e conciliador. Ele trará, ainda, reflexões relativas às competências judiciais, com a delimitação de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para o recrutamento e formação de Magistrados, demonstradas a partir de exemplos do Brasil, Bélgica e Alemanha.

O evento, promovido pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Academia Judicial (AJ), será realizado no dia 17 de junho, no Pleno do TJ/SC, das 8h30 às 19h30.

Currículo: José Valter Arcanjo da ponte é Analista Judiciário do Superior Tribunal de Justiça, doutorando no Programa de Doutoramento em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Clientes, liderado pela Professora Dra. Gisela Demo; do Grupo de Pesquisa "Gestão e Inovação em Organizações da Justiça", liderado pelo Prof. Dr. Tomás de Aquino Guimarães, da Universidade de Brasília; e do Grupo de Pesquisa "Memória, Justiça e Poder", liderado pela Professora Dra. Luiza Horn Iotti, da Universidade de Caxias do Sul.

Tem Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1974), com equivalência de Maîtrise es Sciences Naturelles (1977) e Diplôme d´Études Approfondies (DEA) en Physiologie Végétale pela Université de Paris VII (1978). Tem diploma de MBA em Gestão de Serviços e Atendimento a Clientes da Fundação Getúlio Vargas e é especialista pelo Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE) pela Escola Superior de Guerra (Brasília, 2014).

Coordenou projetos da Nova Inclusão do Programa Formação Cidadã na parceria UNESCO / Prefeitura de São Paulo. Participou da equipe que estuda a exclusão social e a nova estratificação social no Brasil, liderada pelo Prof. Dr. Marcio Pochmann. Participou como coordenador do livro Agenda não-liberal da exclusão social (2005) e colaborou na edição da série Atlas da Nova Estratificação Social no Brasil, vol. 1 – Classe Média – Desenvolvimento e Crise (2006), vol. 2 – Trabalhadores Urbanos: Ocupação e queda na renda (2007) e vol 3 – Proprietários – concentração e continuidade (2009), publicada pela Cortez Editora. É co-autor, com Gisela Demo, de Marketing de relacionamento: estado da arte e estudos de casos, 2008 e participou das publicações Políticas de Gestão de Pessoas nas Organizações, 2012 e Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor, amgos da Editora Atlas.

Atuou na área de Ensino a Distância na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), na Divisão de Verificação e Controle da Secretaria de Controle Interno do Tribunal Regional Federal da 2a. Região, chefiou a Seção de Desenvolvimento Técnico e Gerencial da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas e gerenciou a Coordenadoria de Gestão de Processos de Trabalho, da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica do Superior Tribunal de Justiça. Atualmente, está lotado na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, da Secretaria de Gestão de Pessoas, do STJ, onde desenvolve atividades na área de Gestão do Conhecimento Organizacional e Gestão por Competências.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *