Juiz Pedro Walicoski recebe comenda do Legislativo Catarinense

Na noite de ontem (23/11), em sessão solene no Plenário Deputado Osni Régis, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) concedeu a personalidades e organizações a Comenda do Legislativo Catarinense. A honraria máxima do Parlamento é outorgada anualmente, de forma democrática, por todos os deputados àqueles que promovem o engrandecimento social, cultural, político e econômico do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Gelson Merísio (PSD), destacou a Comenda como um dos mais belos atos do Parlamento, uma ação que representa o desprendimento e a fraternidade que caracterizam o povo de Santa Catarina. "Esses lideres que constroem nas suas empresas, nas suas atividades sociais um exemplo para todos os demais catarinenses. Homenageia-se uma pessoa, mas simbolicamente homenageamos todo o voluntário, todo o empresário, todo o ativista que ajuda a construir Santa Catarina um estado diferente perante o cenário nacional".

O Juiz Pedro Walicoski de Carvalho, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Itajaí, foi um dos agraciados, tendo sido indicado pela Deputada Ada de Luca. “O dia de hoje, em que recebo homenagem do legislativo catarinense – que é a voz do povo; na presença de tantas autoridades e de tantos amigos (e de meus familiares), devo ressaltar, é um dia muito especial para mim; acredito que tem também um significado grande, para as pessoas que integram as instituições particulares e públicas envolvidas com as questões penitenciárias e prisionais de Itajaí. Solenidades como essa marcam nossas vidas, é um momento de nossa relevante vida pessoal e profissional e a sua superação, têm também um significado: são elas a expressão, material e palpável, de que os Poderes do Estado – Judiciário, Legislativo e Executivo, independentes, porém, harmônicos entre si – são formados de homens e mulheres, cada qual com ideais, estilos, e realizações, que expressam uma continuidade de ações e de propósitos, sempre voltados à concretização da justiça social, dos direitos fundamentais, do estado democrático de direito e do constante aperfeiçoamento dos serviços públicos de excelência. Não posso, nessa ocasião, por uma questão de justiça, deixar de agradecer a Deputada Ada de Luca, Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem brilhantemente assegurado com sucesso a continuidade às melhorias no sistema prisional catarinense, reconhecidos por todos que com ela convivem pessoal e profissionalmente, e com a qual temos procurado colaborar nos limites da responsabilidade constitucional do Poder Judiciário”, disse o Magistrado.

Falando em nome dos parlamentares, o Deputado Antonio Aguiar (PMDB) acrescentou que a entrega da Comenda é um orgulho para a própria Assembleia. "Essa é uma ação de todos os deputados, uma ação do Parlamento em prol da sociedade catarinense". Instituída pela Resolução nº 002 de 2008, a Comenda unifica as homenagens concedidas pelo Parlamento Estadual e tem a finalidade de prestigiar, sem qualquer diferenciação, todos os condecorados. Neste ano foram outorgadas 45 comendas, 40 indicadas pelos deputados titulares e cinco por parlamentares licenciados para assumirem secretarias no Executivo e por suplentes que assumiram cadeiras durante a 18ª Legislatura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *