Florianópolis sediará Conferência da Juventude sobre mudanças climáticas

Entre os dias 26 e 28 de novembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará a COY11 Florianópolis – Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas. O evento é uma preparação para a Conferência Climática de Paris (COP21 – Conference of Parties), organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada em dezembro e visa estabelecer um novo acordo sobre as emissões de gases de efeito estufa.

A COY11 terá versões locais acontecendo simultaneamente em diversas cidades do mundo – Paris (França), Montreal (Canadá), Antananarivo (Madagascar), Nouméa (Nova Caledônia), Rabat (Marrocos), Abomey Calavi (Benim) e Tokyo (Japão) – com o objetivo de empoderar e engajar os jovens na construção de um futuro mais justo, solidário e cooperativo, além de inserir as demandas intergeracionais nas agendas de discussões globais e locais.

Para tanto, a conferência abordará ao longo da programação os temas tratados oficialmente no Acordo de Paris: Mitigação, Adaptação e Perdas e Danos; Financiamento e Transparência; Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia; Engajamento, Educação e Empoderamento. Além disso, diariamente todas as COY11 locais se conectarão, com o objetivo de construir um documento global com os anseios da juventude para o mundo.

As inscrições para a conferência são gratuitas e deverão ser feitas pelo site (http://florianopolis.coy11.org/pt/participar/) até o dia 23 de novembro.

Sobre a COY11

A COY – Conferência da Juventude sobre Mudanças Climáticas ocorre anualmente desde 2004 e precede a Conferência das Partes – COP, organizada pela ONU. A COY11 é orquestrada globalmente pela YouNGO, organização não-governamental internacional da juventude sobre o clima, e pelas associações Avenir Climatique, CliMates, a Fédération du Scoutisme Français, a Refedd e pelo Movimento WARN!. No Brasil, a realização se dá por meio da ONG Engajamundo, em conjunto com o Movimiento de Jóvenes Latinoamericanos y Caribeños frente al Cambio Climático, o Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense da Rio+20, o Instituto Juventude Lixo Zero Brasil, o Núcleo de Educação Ambiental e o Centro Acadêmico Livre de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e o Projeto Route com co-produção da Luumen Negócios da Economia Criativa e apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto Federal de Santa Catarina. São esperados mais de 8500 jovens nas oito COY11 Locais que acontecerão esse ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *