O Projeto Aprimorar, apresentado no último dia 6 de julho pelo Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Luiz Cézar Medeiros, já está disponível para os Magistrados por meio da intranet do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC). O objetivo do projeto é disponibilizar às Unidades Judiciárias de 1º Grau um instrumental que auxilie Magistrados e Servidores na elaboração de plano de gestão, a partir da análise de um conjunto de indicadores de desempenho e de práticas de referência.
Segundo o Juiz Paulo Roberto Froes Toniazzo, a ferramenta possibilita a identificação dos problemas enfrentados e o estabelecimento de propostas para solução por meio da autoavaliação constante. “Esperamos que a adesão se transforme em um movimento natural das comarcas, sem que agregue mais um trabalho”, explica. Ele conta, ainda, que a partir de agora será feito um trabalho de sensibilização junto às comarcas para aderirem ao projeto. "Buscamos o aprimoramento da Justiça de 1º Grau por meio de ciclos contínuos de melhorias, tendo como base os pontos identificados nas autoavaliações", pontua.
Para tanto, recentemente, foi realizado, na Academia Judicial, o I Workshop do Projeto Aprimorar, que reuniu 17 magistrados e 17 servidores convocados pelo Judiciário. Nesse encontro, foram realizadas oficinas que buscaram identificar as causas, consequências e soluções para diversos procedimentos existentes na Justiça de 1º Grau.