AMC homenageia o Desembargador aposentado Tycho Brahe Fernandes Neto

Na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Sérgio Luiz Junkes, recebeu uma visita do Desembargador aposentado Tycho Brahe Fernandes Neto, que será homenageado durante o Congresso Estadual de Magistrados, no próximo dia 1º de novembro. Neto receberá o título de sócio benemérito da AMC, por ter sido um dos fundadores da instituição.

"É uma iniciativa muito tocante da associação, que me fez lembrar dos companheiros que já foram. Na época, éramos doze juízes e recordo que, no início, a criação da AMC foi considerada uma medida perigosa. Havia um receio de que se tornasse um sindicato, coisa que nunca aconteceu. Pelo contrário, consolidou-se como papel fundamental na defesa dos interesses da classe”, conta o Desembargador aposentado.

Histórico – Há 53 anos, doze magistrados reuniram-se na sala da biblioteca do Tribunal de Justiça (que funcionava então em prédio situado na Praça Pereira Oliveira), e decidiram criar a AMC, com a finalidade de “defender os interesses da classe, ampará-la, manter um perfeito entrosamento social entre seus associados, e dar assistência moral e efetiva aos mesmos” (Ata de fundação). Constituiu-se, então, uma diretoria provisória, com a incumbência de dirigir a novel entidade até sua definitiva constituição e elaborar o anteprojeto do Estatuto social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *