Especialistas debatem Direito de Família na sede da AMC/Esmesc

A Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc) e o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) iniciaram, na noite desta quarta-feira, 10, as atividades do III Encontro Catarinense de Direito de Família e III Encontro Nacional de Juízes de Família, no Auditório Solon d’Eça Neves, na sede da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

A abertura das atividades contou com a participação de magistrados, operadores do Direito e estudantes. Em seu discurso de boas vindas, o Diretor-geral da Esmesc, Juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, agradeceu o empenho dos envolvidos na realização do evento e destacou a relevância do debate. “É muito gratificante ver o auditório cheio e a escola da magistratura catarinense se consolidar como um espaço para discussão do Direito”, disse. Compuseram a mesa também a presidente do IBDFAM Santa Catarina, Mara Rúbia Cattoni Poffo, o Corregedor-Geral da Justiça de SC, Desembargador Luiz Cézar Medeiros, o advogado Jorge Rosa Filho, representando a OAB/SC, além de representantes da Escola Nacional da Magistratura, Ministério Público e Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (ANOREG/SC).

Na sequência, a juíza carioca Andréa Pachá deu início a palestra "Pluralidade e Felicidade". Em aproximadamente uma hora de explanação, Andréa ressaltou que é papel de todos que trabalham com o Direito de Família garantir os direitos dos vulneráveis, apesar de que “há dores que não são solucionadas com uma sentença”. "A Justiça, assim como o afeto, são raízes da civilização. Não se vive em harmonia sem aprender a transigir e respeitar as diferenças. Infelicidade não é crime, assim como a euforia não é uma obrigação", destacou.

Encerrando o primeiro dia de trabalhos, Andréa lançou o livro “A vida não é justa”. A obra reúne histórias de casais sofrendo ao se deparar com o fim do amor, vivenciadas por ela ao longo de 15 anos trabalhando em Varas de Família. Atualmente, o livro está sendo adaptado para uma série de TV ainda sem previsão de lançamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *