Jornalista Frederico Vasconcelos, da Folha de SP, debaterá efetividade da Justiça e desenvolvimento social no Congresso Estadual de Magistrados

O jornalista Frederico Vasconcelos será um dos palestrantes desta edição do Congresso Estadual de Magistrados, oportunidade em que falará sobre "Efetividade da Justiça, inclusão e desenvolvimento social". O evento, promovido pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), será realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no hotel Majestic, em Florianópolis, com o tema “Efetividade da Justiça: um compromisso da magistratura em favor da sociedade”. Para o evento foram convidados especialistas nacionais para falar sobre os desafios do Judiciário.

Vasconcelos é repórter especial do jornal Folha de São Paulo, onde trabalha desde 1985. Nasceu em Olinda (PE) e formou-se em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Exerce a profissão desde 1967.

Começou sua carreira em Recife como repórter da sucursal Norte/Nordeste da antiga revista "Manchete". Foi repórter, editor e secretário de redação da "Gazeta Mercantil", em São Paulo.

É autor dos livros "Fraude" (Scritta, 1994), que revela os bastidores das importações superfaturadas de equipamentos de Israel no governo Orestes Quércia, em São Paulo, Anatomia da Reportagem – como investigar empresas, governos e tribunais, editado pela Publifolha e "Juízes no Banco dos Réus" (Publifolha, 2005), sobre investigações jornalísticas que realizou na Justiça Federal paulista durante seis anos. Este livro recebeu o Prêmio Jabuti em 2006, segundo colocado na categoria livro-reportagem.

Pelos seus trabalhos, recebeu, entre outros, o Prêmio Esso, o Prêmio Bovespa de Jornalismo, o Prêmio BNB de Imprensa, o Prêmio Icatu de Jornalismo Econômico e foi finalista do "Premio a la Mejor Investigación Periodística de un Caso de Corrupción", do Intituto Prensa y Sociedad e Transparency International Latinoamérica y El Caribe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *