Governador LHS vai apoiar projeto Agente da Paz 09/11/2005

Membros da Comissão Pró Infância e Juventude, da Associação dos Magistrados Governador_Luiz_Henrique_8_certoCatarinenses (AMC), estiveram na manhã desta quinta-feira (10/11) com o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), para apresentar o projeto Agente da Paz. O chefe do Executivo elogiou a iniciativa e prometeu apoio à causa. “Eu não tenho dúvida de que esse projeto tem que ser massificado”, declarou. Na ocasião também foi feito o convite para que o governador participe, no próximo dia 26, em Itajaí, dos “Jogos da Paz”.

hspace=0
Reunião foi realizada no Palácio do Governo, em Florianópolis

Participaram do encontro o Presidente da AMC, Juiz Ricardo Roesler, a juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso, o Juiz José Carlos Bernardes dos Santos, o Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, João Olindino Dão Köeddermann, Sandra D’Agostine, da Secretaria de Segurança Pública, e Alexandre Lage, consultor para assuntos de mídia.

A Comissão sugeriu ao governador que o Estado invista na formação dos diversos profissionais que atuam junto à infância e juventude, desde a área escolar, de saúde ou de sistema de Direito. A idéia é possibilitar melhor compreensão das seqüelas e indicativos da ocorrência de violência, muitas vezes, praticada pelos próprios familiares, em atendimento a um dos eixos do Projeto. A formação tem quatro etapas distintas direcionadas aos públicos: professor/multiplicador, criança, adolescente e família. A primeira etapa será concentrada nos eventos regionais de formação e estendida aos municípios que aderirem à Proposta. Para tanto, LHS vai convocar os secretários da Educação, Saúde e Segurança Pública, para que seja colocada em prática a proposta.

A Juíza Sônia Moroso destaca que a escola é um dos melhores ambientes para se trabalhar o projeto, justamente pelo seu efeito multiplicador. Ela acrescenta que deve ser estimulada a participação dos pais no processo. “Temos que resgatar a participação dos pais nas reuniões das escolas, o que hoje, infelizmente, não está acontecendo”, destacou. A magistrada terá o apoio do governador para expor o projeto a prefeitos de todo o Estado, no próximo dia 12 de dezembro, em Itá, durante encontro promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

Em Itajaí, onde foi lançado um piloto do projeto, os resultados têm sido surpreendentes. “O projeto atinge em Itajaí cerca de 22 mil alunos da rede pública estadual e municipal de ensino. Nós percebemos o entusiasmo das pessoas, principalmente nas visitas que fizemos na periferia da cidade. Temos que renovar a esperança dessas crianças”, frisou o Juiz José Carlos Bernardes dos Santos, coordenador do projeto no município.

O projeto Agente da Paz tem buscado substituir a cultura da violência por uma cultura de paz, através de ações pedagógicas no âmbito das escolas e demais espaços comunitários disponíveis. Também está sendo trabalhada a instituição de leis (estadual e municipal) que estabeleçam a “Semana da Paz”, com a realização de diversas atividades voltadas para a temática da cultura da paz, entre elas um movimento do desarmamento infantil e/ou a materialização de qualquer ato praticado pela criança e adolescente em prol da paz. Na ótica dos idealizadores do projeto, a educação para a paz implica num processo participativo que vise a mudar o nosso jeito de pensar e promover o aprendizado da paz, da ética e da justiça.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *