No último sábado (06/07), juízes que compõem a 8ª Coordenadoria da AMC, que congrega as comarcas do Planalto Norte Catarinense, reuniram-se juntamente com suas famílias em Itaiópolis, no distrito de Alto Paraguaçu, para uma confraternização que teve como fundo uma homenagem ao titular local, Gilmar Nicolau Lang, que ali judica há mais de 16 (dezesseis) anos.
A homenagem foi materializada numa placa, entregue ao homenageado pelo decano da Coordenadoria, juiz Osvaldo Amaral, de Porto União, com os seguintes dizeres: “Ao exemplar magistrado Gilmar Nicolau Lang, seus colegas do Planalto Norte rendem a devida homenagem, por ocasião de reunião celebrada em Itaiópolis, em 6 de julho de 2013.”
Os juízes presentes à reunião emitiram a seguinte nota sobre o homenageado:
“A par dos predicados éticos, Gilmar tem conhecimento técnico-jurídico invulgar. É atento e cauteloso, prudente e decidido. Sua carreira foi e é limpa, desconhecendo expedientes de moralidade duvidosa. Coerentemente, jamais pleiteou alteração das regras em benefício próprio. Pôde experimentar a felicidade de fazer suas escolhas de forma soberana, auferindo os bônus e arcando com os ônus correspondentes. Ao longo dos anos vem servindo de exemplo para todos, sobretudo os que têm a honra de ombrear-se com ele no Planalto Norte, e também como testemunho eloquente para as sucessivas gestões do Poder Judiciário. Seu proceder firme e destemido é que traduz e promove – de verdade – unidade e valorização da magistratura.”
A comarca de Itaiópolis, de entrância inicial, abrange exclusivamente o município-sede e pertence à 28ª Circunscrição Judiciária (sediada em Mafra). Foi criada pela Lei Estadual 1.171, de 10 de dezembro de 1954, e instalada em 14 de maio de 1956. Seu primeiro juiz foi Reynaldo Rodrigues Alves e seu Fórum é denominado Des. Francisco José Rodrigues de Oliveira.