Abertas inscrições para I Programa de Orientação para a Aposentadoria da AMC

 

Orientar e estimular naqueles que estão próximos da aposentadoria importantes reflexões sobre as dúvidas e expectativas que permeiam esta nova fase da vida. Essas são as propostas do I Programa de Orientação para a Aposentadoria, evento inédito organizado e realizado pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

Dividido em quatro módulos, o programa será ministrado pelas psicólogas Dulce Helena Penna Soares, Vera Regina Roesler e Marilu Diez Lisboa, consultoras do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira. Os encontros iniciam no dia 26 de abril, com o tema “O que significa trabalho e aposentadoria”. Na sequência, no dia 3 de maio, será ministrado o Módulo II: “A trajetória profissional e o relacionamento familiar e social”. O Módulo III: “Aspectos financeiros na aposentadoria – Planejamento do tempo livre e novas atividades” será realizado no dia 24 de maio e finaliza com o Módulo IV: “Projetos de vida futura para a aposentadoria”, no dia 7 de junho. Os trabalhos serão realizados no Centro de Convivência da AMC, das 13h30 às 17h30.

Segundo a psicóloga Vera Regina Roesler, durante os encontros serão abordados os fatores psicossociais vinculados à passagem do trabalho, como um vínculo formal, para o status de aposentado. “Se aposentar não significa parar de trabalhar. É o fim de um vínculo formal de trabalho, de uma obrigação. O que cada indivíduo vai fazer a partir desta nova etapa de vida depende de cada um”, explica. Vera enfatiza a importância de um planejamento para, de repente, passar de uma agenda cheia para uma agenda vazia. “É um planejamento diferenciado, não dá de colocar a vida de ninguém em uma planilha com datas e horários. É uma organização de vida, tendo em vista o presente e o futuro”, ressalta. Nos encontros serão debatidos ainda os aspectos familiares, financeiros, psicológicos, sociais e o lazer.

No último dia 22, no auditório Solon D’Eça Neves, a AMC promoveu um encontro de sensibilização para a importância do tema, por meio do painel “Aposentadoria: o que eu tenho a ver com isso?”. Na ocasião, o presidente da AMC, Juiz Sérgio Luiz Junkes, que abriu o evento, ressaltou a importância da magistratura ter uma orientação adequada para encerrar a carreira e ingressar em uma outra etapa – a aposentadoria. “Tornou-se hábito ao longo de todos estes anos o magistrado se aposentar sem qualquer orientação antecedente. Em razão disto são comuns os relatos de colegas nossos que dão conta de como esta transição pode ser cercada de muito sofrimento e causar, inclusive, danos psíquicos profundos. Nosso objetivo, nosso desafio com a iniciativa deste novo programa é mudar este quadro”, explicou.

O programa é voltado tanto para os magistrados inativos quando ativos próximos da aposentadoria. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail assistenteadm@amc.org.br. As vagas são limitadas. Mais informações pelos telefones (48) 3231-3011 e (48) 3231-3033.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *