A comarca de Gaspar passa a contar, a partir de agora, com um laboratório didático móvel de costura industrial para atender adolescentes em conflito com a lei e proporcionar uma oportunidade de futuro aos jovens em situação de risco. Fruto de convênio entre a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij) e o Sistema Fiesc, o projeto envolve o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e as instalações da Conferência Vicentina, naquela cidade, onde serão colocados os equipamentos e ministrados os cursos de formação profissional aos jovens atendidos em programas preventivos e educativos de Gaspar, no Vale do Itajaí. Empresas já demonstraram interesse em absorver a mão de obra desses adolescentes.
O desembargador Sérgio Izidoro Heil, coordenador da Ceij, lembra que debateu a possibilidade de oferecer cursos profissionalizantes aos jovens em situação de risco quando se reuniu, em setembro do ano passado, com representantes da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Heil defendeu, à época, a realização de cursos profissionalizantes para permitir a melhor formação dos jovens e auxiliá-los na inserção no mercado de trabalho, sem que precisassem abandonar os estudos.
O diretor de Educação e Tecnologia do Senai, Antonio José Carradore, propôs o curso em Gaspar, diante do interesse de empresas nos profissionais que se formarem no laboratório. Assim, formalizou convênio com a Conferência Vicentina e adquiriu os equipamentos – modernos e com tecnologia de ponta – para melhor capacitar a mão de obra. A formação das turmas está a cargo do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Gaspar.
Nesta fase, o curso estará disponível para um público específico, mas não está descartada a ampliação para outros jovens da comunidade. O Senai oferece cursos em diversos formatos, como o Programa Jovem Aprendiz, o Pronatec (do Governo Federal) e o de Competências Transversais, todos gratuitos. Eles podem ser adaptados conforme as demandas de cada vara da infância e juventude e o perfil do grupo de alunos. Inicialmente, a parceria entre Ceij e Senai deverá beneficiar, além de Gaspar, as cidades de Blumenau, Barra Velha e Florianópolis. (Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ/SC).