Justiça expande “Certidões On-line” para as comarcas de Chapecó e Criciúma

 

Desde a última segunda-feira (4/2), os moradores das comarcas de Chapecó e Criciúma também podem contar com o serviço de Certidões On-line, disponibilizado na página virtual do Tribunal de Justiça (TJ). Agora, não é preciso nem sair casa para solicitar certidões negativas – inclusive as folhas corridas. Economia de tempo e gastos para o cidadão e para o Judiciário, já que só no último ano foram emitidos 50 mil documentos em papel, nas duas comarcas. "A tendência do Judiciário é investir cada vez mais na informatização de seus serviços. A tecnologia, aí incluído o uso da internet, é o caminho natural e obrigatório para alcançarmos soluções capazes de atender ao anseio da sociedade por maior celeridade da Justiça", enfatiza o presidente do TJ, desembargador Cláudio Barreto Dutra.

O novo serviço, também implantado nas comarcas da Capital e de Joinville, é totalmente gratuito e disponível 24 horas por dia neste link. Nele, é possível solicitar Certidões Cíveis; Criminais; para Fins Eleitorais; e de Falência, Concordata e Recuperação Judicial. Antes, era necessário aguardar cinco dias para obtê-las. Já, a partir de agora, em poucos minutos, os documentos são encaminhados aos usuários, após a solicitação. E os resultados têm sido positivos. Desde que foi implantado na Capital e em Joinville, o projeto passou a liderar com folga a opção entre o digital e o presencial. Em Florianópolis, onde funciona há quase 50 dias, a alternativa de obter certidões pela internet, é utilizada por 73% dos usuários. 

Na comarca joinvilense, onde o serviço foi ativado no final de janeiro, o percentual é ainda maior – já alcança 84% dos solicitantes. De acordo com o juiz assessor da Presidência do TJ, André Alexandre Hapke, a meta da instituição é estender o projeto de Certidão On-line não só às maiores Comarcas, mas também para todo o Estado. “Pretendemos, entre o mês de março e abril, disponibilizar o serviço em todas as regiões de Santa Catarina. E para os próximos semestres a intenção é encorpar um projeto, já em planejamento, que ofereça uma certidão única, referente às 111 comarcas do Estado”, revela.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *