Os municípios de Capinzal e Ouro viveram uma manhã diferente na última sexta-feira. Às 7h30, centenas de pessoas – aproximadamente 1,5 mil, estima-se – se aglomeraram na Área de Lazer Arnaldo Favorito, em Capinzal, e na Praça Pio XII, em Ouro, para o grandioso “Abraço da Paz”, ponto alto da cerimônia de inauguração da “Semana da Paz” na comarca. Crianças, jovens, adultos e idosos se uniram e formaram uma corrente que circundou a ponte Irineu Bornhausen, que liga os municípios vizinhos geograficamente separados pelo Rio do Peixe.
Comércio e escolas fecharam as portas para possibilitar a participação do toda a comunidade. Na hora do “abraço”, parte dos integrantes estava de um lado da divisa, e o restante do grupo do outro lado. Os participantes de cada um dos municípios seguiram de mãos dadas até o meio da ponte, onde os dois grupos se encontraram e formaram uma única corrente, criando o “abraço” que uniu simbolicamente os municípios de Capinzal e Ouro.
Ainda de mãos dadas, os participantes fizeram uma Oração pela Paz, rezaram o Pai Nosso e foi respeitado um minuto de silêncio. Em seguida, todos se abraçaram e desejaram a paz, encerrando o “Abraço pela Paz”.
Antes, a abertura da Semana começou com discursos sobre a importância da iniciativa. O pároco da Paróquia São Paulo Apostolo, frei Justino Stolf, e os prefeitos de Ouro e Capinzal, José Camilo Pastore e Nildo Dorini, respectivamente, foram os responsáveis por abordar a temática.
O último a se manifestar foi o juiz Alexandre Dittrich Buhr, coordenador do Agente da Paz na comarca – responsável pela elaboração da programação em conjunto com a Paróquia São Paulo Apostolo. Todos procuraram enaltecer que falar da paz é fácil, mas o difícil é praticar a paz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC